Botânicos Mirins exploram sede do IMA em atividades educativas durante terceira edição do projeto.

No primeiro dia de atividades da terceira edição do projeto Botânico Mirim, crianças exploraram a sede do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) e participaram de diversas atividades educativas e recreativas. Divididos em grupos matutino e vespertino, os pequenos botânicos conheceram os diferentes setores do órgão e se mostraram bastante interessados nos assuntos abordados.

Recebidos calorosamente pelos responsáveis do herbário, as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre o funcionamento do herbário, técnicas de secagem de espécies botânicas, a carpoteca (acervo de frutos e sementes), nomes científicos, biomas locais, entre outros temas. Através da Gerência de Educação Ambiental (Gedam), também descobriram sobre sustentabilidade e aprenderam a produzir sabão ecológico.

Mirella Cavalcante, consultora ambiental do IMA, ressaltou a importância de conscientizar as crianças sobre a utilização do sabão ecológico, como forma de combater a poluição gerada pelo descarte inadequado de óleo de cozinha. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com a Gerência de Fauna e Flora (Gerff) e aprenderam sobre animais domésticos e silvestres, tráfico de fauna e mudanças climáticas.

A coordenadora do Botânico Mirim, Helena Nascimento, destacou a participação ativa e empolgada das crianças nas atividades do primeiro dia do projeto. Segundo ela, os pequenos estavam ansiosos para compartilhar o que estavam aprendendo, fazendo perguntas e contribuições relevantes durante as atividades.

O projeto Botânico Mirim é uma iniciativa do IMA-AL que visa promover a conscientização ambiental e o interesse pelas questões relacionadas à botânica e preservação da natureza entre as crianças. Através de atividades lúdicas e educativas, a terceira edição do projeto está proporcionando uma experiência enriquecedora para os participantes mirins.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo