MPT lança documentário sobre impactos humanos dos acidentes de trabalho em campanha pela segurança e saúde no ambiente laboral

O Ministério Público do Trabalho (MPT) está realizando o lançamento de um documentário intitulado “Vidas Marcadas – Os Impactos Humanos dos Acidentes do Trabalho”, que tem como foco principal abordar as consequências de acidentes de trabalho para as pessoas afetadas. Este lançamento acontece no contexto da campanha Juntos por um Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável e coincide com a celebração do Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes do Trabalho.

No decorrer deste ano, o MPT já havia lançado um documentário que tratava dos impactos financeiros e humanos dos acidentes de trabalho para empresas e empregadores no Brasil. A subprocuradora-geral do Trabalho, Cristina Aparecida Ribeiro Brasiliano, explicou que a inspiração para a campanha surgiu de uma conciliação judicial envolvendo um consórcio responsável pela construção do Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A partir deste episódio, surgiu a necessidade de realizar uma campanha para reduzir e eliminar acidentes de trabalho no país.

Cristina Aparecida ressaltou que o Brasil ainda ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. A campanha do MPT teve como objetivo sensibilizar tanto empregadores e empresários quanto os próprios trabalhadores, pois a responsabilidade pela prevenção de acidentes de trabalho é compartilhada entre ambas as partes.

O documentário apresenta depoimentos como o de Lídia Maria Bandacheski do Prado, uma agricultora que foi diagnosticada com intoxicação crônica por agrotóxicos, tornando-se incapaz de trabalhar devido a diversos sintomas debilitantes. Outro caso é o de Clodoaldo Godinho, que perdeu as mãos em um acidente de trabalho e se reinventou como técnico em segurança do trabalho.

A campanha do MPT teve início em janeiro de 2024 e abordou temas específicos a cada mês, como riscos psicossociais, setor aeroportuário, setor industrial, construção civil, transportes, mineração, agropecuária e serviços sociais. Dados do Observatório de Segurança no Trabalho mostram um grande número de acidentes de trabalho no Brasil, com destaque para ocupações como técnicos de enfermagem, alimentadores de linha de produção e motoristas de caminhão.

No cenário global, a Organização Mundial do Trabalho (OMT) estima que meio bilhão de dias de trabalho são perdidos anualmente devido a acidentes de trabalho. A depressão e a ansiedade também são responsáveis por gastos significativos em termos de dias de trabalho perdidos. A importância de ações preventivas e de conscientização sobre a segurança no ambiente de trabalho é vital para a redução desses impactos humanos e financeiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo