Ícone do site Pauta Capital

Estimativa do PIB de Alagoas para 2024 supera Nordeste e é a 3ª maior do país, revela estudo do Santander.

A economia de Alagoas está em destaque com a divulgação de um estudo realizado pelo banco Santander, que aponta para um crescimento significativo do Produto Interno Bruto (PIB) do estado em 2024. De acordo com as projeções, o PIB alagoano deve crescer 3,4% neste ano, colocando o estado como o terceiro com maior crescimento no país, ficando atrás apenas de Roraima (4,3%) e Tocantins (3,8%).

O setor de serviços é apontado como o principal responsável por impulsionar o crescimento da economia de Alagoas, com uma expectativa de crescimento de 2,5%. Além disso, a agropecuária local também deve ter um desempenho positivo, com uma projeção de crescimento de 6,5% em 2024, superando as estimativas para o Nordeste e Brasil.

A indústria também deve contribuir para o crescimento do PIB alagoano, com uma expansão prevista de 1,5% em 2024. Esse cenário positivo é resultado de nove anos de investimentos contínuos no estado, com foco na gestão fiscal e no estímulo ao setor privado para a realização de investimentos estruturados.

A secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, ressaltou a importância desses investimentos para o desenvolvimento sócioeconômico de Alagoas, destacando a geração de empregos e o aumento da renda da população. Para 2025, as projeções apontam para um crescimento ainda maior do PIB alagoano, com uma alta prevista de 1,9%, ligeiramente acima da expectativa para a economia brasileira.

Os dados oficiais mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para as economias estaduais foram publicados em 2021, e as perspectivas positivas para o PIB de Alagoas sinalizam um cenário de crescimento e desenvolvimento para o estado nos próximos anos.

Sair da versão mobile