Ícone do site Pauta Capital

CNM inicia repasse de recursos para mais de mil Municípios no Programa Procad-Suas, garantindo apoio às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A partir do dia 20 de julho, 1.138 Municípios começaram a receber recursos do Programa de Fortalecimento do Cadastro Único no Sistema Único de Assistência Social (Procad-Suas) para o ano de 2024. Os recursos estão sendo repassados por meio do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), destinados aos gestores de Assistência Social municipais, para que sejam alocados em ações específicas do Cadastro Único.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Procad-Suas complementa as atividades do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família (IGD-PBF) e os recursos devem ser utilizados exclusivamente para aquisição de equipamentos, veículos, materiais gráficos e de comunicação, entre outras finalidades do programa.

É importante ressaltar que a aquisição de equipamentos e materiais permanentes deve estar alinhada com a finalidade dos recursos, conforme estabelecido na Portaria SNAS 104/2024. O Procad-Suas foi instituído pela Portaria 871/2023 do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), durante a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Esse programa visa fortalecer as atividades de inclusão, atualização e revisão cadastral realizadas pelas unidades públicas do Suas, além de intensificar a busca ativa de famílias pertencentes a grupos vulneráveis. Para receber os recursos, os Municípios devem cumprir uma série de requisitos, como manter em funcionamento o Conselho de Assistência Social e possuir um Plano de Assistência Social.

Os Municípios priorizados para receber o Procad-Suas em 2024 foram selecionados com base em critérios como utilização adequada de recursos em 2023 e redução do número de famílias cadastradas com renda familiar per capita de até ½ do salário-mínimo. Além do valor mínimo de R$ 12 mil para a gestão do programa, há possibilidade de acréscimo pelo número de entrevistas em domicílio, sendo diferenciado para áreas urbanas e rurais.

Com a implementação do Procad-Suas, a expectativa é fortalecer as ações de inclusão social e assistência aos grupos vulneráveis, contribuindo para o desenvolvimento e a eficiência dos Municípios na execução de políticas públicas de assistência social.

Sair da versão mobile