Planejamento estratégico é destaque em políticas públicas para a Primeira Infância durante evento no Gazeta Summit Primeira Infância

Na última segunda-feira, dia 29 de julho de 2024, a Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), representada pela secretária de planejamento Paula Dantas, participou de um painel no Gazeta Summit Primeira Infância, discutindo sobre a importância do planejamento estratégico nas políticas públicas voltadas para a Primeira Infância.

Durante o evento, Paula Dantas destacou a relevância do planejamento na execução dessas políticas e apresentou alguns resultados alcançados pelo Governo de Alagoas, como a redução da mortalidade materna e infantil, da desnutrição, da pobreza extrema, da gravidez na adolescência, além do aumento no número de creches, partos normais, inserções de DIU, entre outros. Todos esses indicadores impactam diretamente o desenvolvimento de crianças e famílias, sendo resultado de um planejamento estratégico baseado no Plano Plurianual do governo.

A secretária ressaltou ainda que o orçamento público do estado prioriza a primeira infância e que a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria) possui um orçamento próprio para desenvolver as ações necessárias. Além disso, há políticas transversais envolvendo diversas entidades, como o Tribunal de Justiça, AMA, UFAL e UNCISAL, demonstrando o compromisso com a prioridade absoluta da criança.

Elisangela Mercado, membro do Pacto Estadual pela Primeira Infância, destacou que o planejamento estratégico permite a produção de diagnósticos de qualidade, a disseminação de boas práticas, a articulação entre os diversos setores, a visibilidade política e social do tema, além da mobilização dos atores políticos na construção de uma política integrada para a primeira infância.

O governo alagoano, por meio desse planejamento, implementou iniciativas importantes como a criação da primeira secretaria de primeira infância do Brasil (Secria), o programa Alagoas Sem Fome, o fortalecimento do planejamento reprodutivo, a criação de salas de amamentação, a abertura de novas creches, o Vacina +, o Creche Segura, o cartão Cria, entre outras medidas que têm impacto positivo na população.

Além da participação de Paula Dantas e Elisangela Mercado, o painel contou com a presença de Cláudia Vidigal, representante da Fundação Van Leer no Brasil, Karina Fasson, gerente de políticas públicas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Renata Calheiros, Conselheira do Tribunal de Contas de Alagoas. O evento evidenciou a importância do planejamento estratégico nas políticas públicas voltadas para a primeira infância, como um instrumento fundamental para promover o desenvolvimento saudável das crianças e garantir o bem-estar das famílias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo