Resultado do Prouni do segundo semestre de 2024 é disponibilizado pelo MEC após reclamações dos candidatos e instabilidade do site.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite de quarta-feira (31) o resultado do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2024. Os candidatos puderam verificar o resultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Por meio das redes sociais, alguns candidatos expressaram insatisfação com o atraso na divulgação do resultado, que ocorreu somente no final do dia, além da instabilidade do site.

Nesta segunda edição do ano, o Prouni ofertou um total de 243.850 bolsas de estudo, sendo 170.319 integrais e 73.531 parciais, distribuídas em 367 cursos de 901 instituições de ensino superior privadas participantes do programa.

Os estudantes pré-selecionados no Prouni referente ao segundo semestre de 2024 deverão comparecer às instituições para as quais foram pré-aprovados, no período de 31 de julho a 14 de agosto, para comprovar as informações prestadas no ato de inscrição. A documentação deverá ser entregue de forma presencial ou virtual/eletrônica, conforme disponibilizado pelas instituições em seus sites.

Os candidatos também devem estar atentos a possíveis exigências adicionais por parte das instituições de ensino, que podem variar de acordo com cada instituição. A não comprovação das informações ou a perda do prazo estabelecido resultará na reprovação do candidato no programa.

Após a comprovação das informações, a lista dos candidatos pré-selecionados para a segunda chamada do Prouni será divulgada em 20 de agosto. Os estudantes terão até 30 de agosto para apresentar os documentos necessários. Aqueles que não forem pré-selecionados nas chamadas anteriores poderão participar da lista de espera, manifestando interesse entre 9 e 10 de setembro.

O Prouni, criado em 2004, oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas. O programa tem como objetivo beneficiar estudantes sem diploma de nível superior, com critérios de renda familiares específicos. Para esclarecimento de dúvidas, o MEC disponibiliza um telefone de contato, o 0800-616161.

Com essa divulgação, o MEC visa promover a democratização do acesso ao ensino superior e oportunidades de formação para estudantes de todo o país. A iniciativa do Prouni tem sido fundamental para a inclusão de pessoas que não teriam condições de arcar com os custos integrais de um curso superior, promovendo assim a equidade e o acesso à educação de qualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo