Ícone do site Pauta Capital

Aumento de internações por covid-19 entre idosos preocupa Amazonas, São Paulo e estados do Nordeste, segundo novo Boletim InfoGripe

Nas últimas semanas, o Amazonas, São Paulo e alguns estados do Nordeste registraram um aumento nas internações por Covid-19 entre idosos, de acordo com o novo Boletim InfoGripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta sexta-feira (2). Embora as internações causadas pela doença ainda se mantenham em patamares baixos em comparação ao histórico da pandemia, os pesquisadores alertam para a necessidade dos hospitais reforçarem a atenção a qualquer sinal de aumento significativo na disseminação do vírus.

O estudo da Fiocruz também apontou um aumento nas internações por influenza A entre os idosos em alguns estados das regiões Sul e Sudeste, embora já haja sinais de interrupção desse crescimento em outros estados. Em relação ao vírus sincicial respiratório (VSR), foi observado uma interrupção no crescimento ou redução do número de internações em crianças até 2 anos em diversas regiões do país, com exceção de Santa Catarina e Roraima que ainda apresentam indícios de expansão.

A Bahia e Piauí registraram um aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), principalmente relacionados ao crescimento de internações por rinovírus entre crianças e adolescentes. O InfoGripe apontou uma tendência de queda na SRAG por VSR e influenza A em diversos estados do país, enquanto o VSR se mantém como a principal causa de internação e óbitos em crianças até 2 anos, apesar de apresentar uma queda nas últimas semanas.

No tocante às Unidades Federativas, Bahia, Piauí e Roraima apresentaram crescimento de SRAG na tendência de longo prazo. Ainda segundo o boletim, Salvador, Teresina, Vitória e Florianópolis foram as capitais que registraram ampliação nos casos de SRAG nas últimas quatro semanas epidemiológicas. No ano epidemiológico de 2024, foram notificados 104.734 casos de SRAG, com destaque para os vírus respiratórios influenza A, influenza B, VSR e Sars-CoV-2.

Em resumo, o aumento das internações por Covid-19 e influenza A entre idosos, juntamente com a preocupação em relação ao crescimento de casos de SRAG em algumas regiões do país, reforça a importância da atenção e cuidado por parte dos hospitais e autoridades de saúde para conter a disseminação dos vírus respiratórios. A população, especialmente os grupos de risco, devem seguir as medidas de prevenção e higiene para proteger a si mesmos e aos outros.

Sair da versão mobile