Governo lança Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero para combater violência contra as mulheres em agosto lilás

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (2) o lançamento da Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero, iniciativa liderada pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. O objetivo é mobilizar diversos setores da sociedade para combater a violência contra as mulheres, com a assinatura de manifestos, realização de eventos e palestras, divulgação de materiais gráficos e audiovisuais da campanha, que será lançada na próxima quarta-feira (7) como parte das ações do Agosto Lilás.

Durante um café da manhã com jornalistas mulheres, a ministra ressaltou a importância de sensibilizar a sociedade sobre a gravidade da violência contra mulheres. Segundo o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo, com índices alarmantes de feminicídio, violência doméstica e sexual.

A Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero contará com a participação de diversos setores, incluindo entidades empresariais, instituições esportivas, culturais, religiosas e a sociedade civil em geral. Além disso, a ministra anunciou uma parceria com líderes evangélicas para debater estratégias de combate ao feminicídio.

Outra ação relevante será a mobilização dos clubes brasileiros de futebol, com a adesão de times como Corinthians, Flamengo, Vasco e Bahia à campanha. Pesquisas mostram que a violência contra mulheres aumenta em dias de jogos de futebol, evidenciando a importância de engajar o meio esportivo na causa.

Apesar do congelamento no orçamento da pasta, Cida Gonçalves defendeu a importância de mais recursos próprios para realizar políticas públicas eficazes. Ela destacou a necessidade de ampliar a presença de secretarias municipais e estaduais responsáveis pelas mulheres, para garantir a capilaridade das ações em todo o país.

A ministra ressaltou a importância de construir uma mobilização sólida e permanente pelo Feminicídio Zero, reforçando que a prevenção começa por mudanças culturais e pela conscientização da sociedade como um todo. Com a união de diferentes setores e ações estratégicas, o governo federal busca reduzir a violência contra as mulheres e avançar na proteção dos direitos femininos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo