Ministério da Igualdade Racial lança marco histórico no Brasil: Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos promove direitos e valoriza cultura.

O Ministério da Igualdade Racial anunciou nesta sexta-feira (2) o lançamento do tão esperado Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos. Este marco histórico, estabelecido por meio de decreto presidencial, representa a primeira vez que o Brasil terá uma política exclusivamente direcionada aos povos ciganos.

De acordo com o ministério, o objetivo principal do plano é implementar medidas intersetoriais que visem garantir os direitos dos povos ciganos. Com base em dez objetivos estruturados, o plano aborda questões como o combate ao anticiganismo, o reconhecimento da territorialidade própria dos povos ciganos, o acesso à educação, saúde, documentação civil básica, segurança alimentar, trabalho, emprego e renda, bem como a valorização da cultura cigana.

Uma abordagem participativa e colaborativa foi adotada na elaboração desta política nacional, envolvendo não apenas instituições governamentais, mas também comunidades ciganas, organizações da sociedade civil e especialistas no tema, por meio das ações da Caravana Brasil Cigano.

Os objetivos delineados no Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos, que serão implementados através de ações previstas até 2027, incluem desde o combate ao preconceito e discriminação étnico-racial contra os povos ciganos até a valorização da cultura e práticas tradicionais desse grupo étnico.

A valorização da cultura cigana, a promoção de práticas e saberes tradicionais, bem como o debate sobre a história e cultura dos povos ciganos em colaboração com o sistema de ensino, fazem parte dos pontos-chave estabelecidos no plano.

Portanto, o lançamento do Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos representa um passo importante na luta pela igualdade racial e pela promoção dos direitos e da dignidade desse grupo étnico no Brasil. É um momento histórico que reflete o compromisso do governo brasileiro em reconhecer e atender às demandas específicas dos povos ciganos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo