Transplantes de órgãos em Alagoas registram aumento de 50% nos primeiros sete meses de 2024. Fila de espera conta com 547 pessoas.

No dia 06 de agosto de 2024, o estado de Alagoas registrou um aumento significativo de 50% no número de transplantes de órgãos realizados nos primeiros sete meses do ano. De acordo com informações divulgadas pela Central de Transplantes, ligada à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), 72 transplantes foram realizados no período de janeiro a julho deste ano, comparado a 48 transplantes no mesmo período do ano anterior.

Os dados mostram um crescimento expressivo no número de transplantes efetivados, sendo 65 de córneas, três de rim e quatro de fígado. No ano anterior, foram registrados 42 transplantes de córneas, quatro de fígado e dois de rim nos primeiros sete meses. Esses resultados refletem o esforço das equipes de captação de órgãos e a conscientização da população sobre a importância da doação.

Atualmente, 547 pessoas estão na fila de espera por uma doação de órgãos em Alagoas, sendo a maioria aguardando por córneas. Esses números reforçam a necessidade de ampliar as campanhas de conscientização e de capacitar profissionais da saúde para aumentar o número de doações de órgãos e, consequentemente, reduzir a fila de espera.

A coordenadora da Central de Transplantes, Daniela Ramos, ressaltou a importância das famílias autorizarem a doação de órgãos de parentes falecidos, destacando que apenas os familiares podem consentir com esse procedimento. A conscientização sobre a doação de órgãos, em casos de morte cerebral, é fundamental para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes na lista de espera.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou que a gestão estadual tem se empenhado em ampliar as captações de órgãos, visando salvar mais vidas e reduzir a fila de espera por transplantes em Alagoas. As ações de conscientização e a capacitação de profissionais têm sido essenciais para o crescimento do número de transplantes realizados e no aumento do potencial de salvar vidas no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo