Ícone do site Pauta Capital

Polícia Civil de SP desarticula rede de lavagem de dinheiro ligada a facção criminosa e possível infiltração em cargos públicos

Na última terça-feira (6), a Polícia Civil de São Paulo deflagrou a Operação Decurio, que teve como objetivo desmantelar uma rede de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas, além de investigar possíveis tentativas de infiltração de criminosos em cargos públicos. A ação teve início com a prisão de uma integrante de facção criminosa em Itaquaquecetuba, na região metropolitana de São Paulo, que servia como elo de comunicação entre os presos e os criminosos em liberdade, sendo responsável pelo envio de cartas dentro da organização.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a Operação resultou no cumprimento de 20 mandados de prisão temporária e 60 mandados de busca e apreensão, com 13 pessoas sendo presas até o momento. A ação contou com a participação de 400 policiais e teve abrangência em 15 cidades paulistas, incluindo capitais como São Paulo e Santos, além de municípios como Mogi das Cruzes, Guarulhos e Campinas.

Além de desbaratar o esquema de lavagem de dinheiro, as investigações revelaram indícios de tentativas de inserção da quadrilha em pelo menos uma prefeitura, com a participação de uma funcionária pública e possíveis candidatos às eleições municipais. O bloqueio de R$ 8 bilhões nas contas dos investigados foi solicitado como medida cautelar e o caso tramita sob segredo de Justiça.

Tanto o Tribunal de Justiça de São Paulo quanto a Secretaria de Segurança Pública se recusaram a comentar ou confirmar a identidade dos envolvidos na Operação Decurio. A operação é mais um passo importante no combate ao crime organizado e na preservação da segurança pública no estado de São Paulo.

Sair da versão mobile