Proposta de Lei permite contratação temporária de profissionais de saúde em licença para atividade política: Câmara dos Deputados analisa.

Na tarde do dia 07 de agosto de 2024, a Câmara dos Deputados começou a analisar o Projeto de Lei 1268/24, de autoria do deputado Afonso Hamm (PP-RS), que propõe a contratação temporária de profissionais de saúde para substituir servidores em licença para se candidatar ou exercer mandato eletivo. A proposta visa garantir que o sistema de saúde não seja prejudicado pela ausência temporária de servidores da área.

De acordo com Hamm, a Constituição Federal assegura o direito do servidor público a licença para atividade política, que pode iniciar desde a escolha como candidato em convenção partidária até o décimo dia após a eleição. No entanto, o deputado ressalta a necessidade de garantir a continuidade e qualidade dos serviços de saúde durante esse período, destacando a importância da presença dos profissionais de saúde no sistema.

O texto do projeto de lei propõe alterações na legislação que regulamenta a contratação temporária para atender a necessidade excepcional de interesse público. A proposta, no entanto, não especifica o prazo de duração dos contratos temporários.

Os próximos passos incluem a análise do projeto pelas comissões de Saúde, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Para que a proposta se torne lei, é necessário que seja aprovada tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado.

Diante da importância do tema e das possíveis repercussões no sistema de saúde do país, a proposta deve ser debatida e discutida pelos parlamentares antes de seguir para votação. A tramitação do projeto pode ser acompanhada através do site da Câmara dos Deputados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo