Festival Folclórico do Mocambo do Arari celebra tradições e movimenta economia local com 19ª edição em Parintins.

O Festival Folclórico do Mocambo do Arari, que ocorre na zona rural de Parintins, no Amazonas, é fruto de brincadeiras de crianças e adolescentes que criavam pequenos bois bumbás nas escolas da região. Com o passar do tempo, as disputas entre os bois ganharam força e passaram a ser realizadas nas ruas, até que a manifestação cultural se organizou e atualmente conta com um local próprio para as apresentações, o Mocambódromo.

Promovido pela Prefeitura de Parintins, o Festival, que chega à sua 19ª edição em 2024, movimenta moradores e turistas, atraindo visitantes de diferentes lugares para celebrar a cultura e tradição da região durante três dias de festa. Segundo o secretário de Cultura de Parintins, Ray Santos, a origem do Festival remonta às escolas locais, onde os boizinhos eram inicialmente criados por crianças que sonhavam em representar personagens nos bois Caprichoso e Garantido.

O evento tem início nesta sexta-feira e promete uma programação diversificada que inclui apresentações de quadrilhas, pássaros e bois-bumbás, além de shows musicais para entreter o público presente. As disputas entre os bois-bumbás Touro Branco e Espalha Emoção serão os pontos altos do fim de semana, contando com a participação ativa da comunidade local na construção das alegorias e na preparação das apresentações.

O Festival Folclórico do Mocambo do Arari não só visa preservar a cultura e tradição da região, mas também movimenta a economia local, com um impacto estimado em mais de R$ 1 milhão. A evolução do evento ao longo dos anos reflete-se em melhorias na infraestrutura do Mocambódromo, contribuindo para atrair mais turistas e impulsionar o comércio da região.

Além disso, o apoio dos bois Caprichoso e Garantido destaca a importância e o reconhecimento do Festival Folclórico do Mocambo do Arari, que se destaca pelo uso de materiais naturais na construção das alegorias, diferenciando-se do Festival de Parintins pela abordagem mais artesanal e tradicional. A rivalidade entre as associações locais, Touro Branco e Espalha Emoção, acrescenta um elemento emocionante às apresentações, demonstrando o orgulho e a dedicação da comunidade envolvida no evento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo