Ícone do site Pauta Capital

Associação dos Municípios Alagoanos atuará como interlocutora na adesão ao portal de transparência dos festejos do estado.

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) está desempenhando um papel fundamental como interlocutora entre os órgãos de controle e os municípios para garantir a adesão ao portal de transparência dos festejos alagoanos. Esse portal foi criado de forma colaborativa entre o Ministério Público, o Ministério Público de Contas e o Tribunal de Contas, com o intuito de promover a transparência das contas públicas.

A proposta apresentada na AMA tem como principal objetivo alimentar um sistema de informação com dados detalhados sobre as festas e contratações realizadas nos municípios. Essa iniciativa visa não apenas garantir a transparência na utilização dos recursos públicos, mas também facilitar o processo de negociação e contratação de serviços relacionados aos eventos municipais.

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, ressaltou a importância estratégica dessa iniciativa, principalmente em um momento de transição. Ele destacou que as festas municipais não apenas movimentam economicamente as cidades, mas também fazem parte da tradição local. “Ter uma plataforma que centralize todas as informações será fundamental para auxiliar nas negociações e permitir que a população possa se programar adequadamente”, afirmou o gestor.

Durante uma reunião, o promotor José Carlos Castro apresentou o painel, que se inspirou no modelo adotado pelo Estado da Bahia e já está sendo replicado em outros estados brasileiros. As informações disponibilizadas no portal permitirão aos municípios ter uma previsão mais acurada dos custos dos eventos, sendo fundamental a correta alimentação desses dados pelos servidores municipais.

Os municípios que aderirem e mantiverem o sistema atualizado corretamente serão reconhecidos com um Selo de Transparência. A resolução com todas as informações pertinentes já foi publicada e será enviada a todos os municípios integrantes da AMA.

Além do promotor José Carlos Castro, estiveram presentes na reunião o promotor Bruno Baptista, o procurador-geral do Ministério Público de Contas Enio Pimenta, o presidente do Tribunal de Contas do Estado Fernando Toledo, o presidente da Associação dos Controladores Edson Fausto, o representante da Undime Djalma Barros e o representante do Fórum de Secretários de Cultura Igor Rodrigues. Essa iniciativa conjunta visa promover a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos, contribuindo para o desenvolvimento e a integridade dos eventos realizados nos municípios alagoanos.

Sair da versão mobile