Mais de 54 mil candidatos terão atendimento especial no Concurso Público Nacional Unificado neste domingo, entre mais de 2 milhões de inscritos.

No próximo domingo (18), mais de 54 mil candidatos terão atendimento especial durante a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Esses candidatos solicitaram apoio no momento da inscrição, sendo eles pessoas com deficiência (PcD), pessoas com transtorno de espectro autista (TEA), gestantes, lactantes e outros que informaram limitações funcionais.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos analisou a viabilidade desses pedidos, que incluíam salas de fácil acesso, leitura labial, mesa para cadeiras de rodas, tempo adicional para realização das provas, entre outros.

Entre os solicitantes, 43.926 se inscreveram como PcD, 7.035 relacionados ao TEA, 1.551 gestantes e 1.874 lactantes. Cerca de 47 mil candidatos terão acesso à prova comum, enquanto 7.126 receberão kits específicos de provas no dia 18, configurados de acordo com as necessidades de cada candidato.

Os kits serão destinados a 3.650 candidatos com baixa visão, cegueira e/ou deficiência auditiva, contendo provas com macrotipos, auxílio de ledores, provas em braile e DVD com videoprova em Libras, entre outros recursos.

O concurso reservou 5% das vagas para PcD em todos os oito blocos temáticos, conforme a legislação brasileira. Os candidatos aprovados na prova discursiva serão convocados por ordem de classificação e passarão por perícia médica entre 17 e 25 de outubro.

A avaliação biopsicossocial verificará o enquadramento da deficiência do candidato de acordo com a legislação e a compatibilidade com o cargo/especialidade escolhido. Os resultados preliminares serão divulgados em 17 de novembro no Diário Oficial da União.

O CPNU está priorizando a inclusão e acessibilidade dos candidatos, garantindo que todos tenham condições iguais de participação no processo seletivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo