Diligência da Comissão Mista aponta grande vulnerabilidade de refugiados retidos em Guarulhos

Na manhã desta quarta-feira, dia 14 de agosto de 2024, a Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados do Congresso Nacional se reuniu para discutir os resultados da diligência realizada no aeroporto de Guarulhos, em junho deste ano. A diligência, que faz parte do plano de trabalho apresentado pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), relatora da comissão, trouxe à tona a preocupante situação de cerca de 400 pessoas que buscam refúgio no Brasil.

De acordo com a senadora Mara Gabrilli, a diligência identificou uma situação desumana e de grande vulnerabilidade entre os refugiados, muitos dos quais ainda estão retidos em Guarulhos. Eles são principalmente provenientes da Índia e de países africanos. A gravidade da situação levou a comissão a se reunir para debater possíveis medidas a serem tomadas para garantir a segurança e os direitos dessas pessoas em situação de vulnerabilidade.

Presidida pelo deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE), a comissão se mostrou preocupada com a situação dos refugiados e pretende buscar soluções para mitigar os impactos da crise humanitária em Guarulhos. O debate realizado nesta quarta-feira foi aberto à participação do público e interessados puderam enviar perguntas e comentários pelo portal e-Cidadania.

O trabalho da Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados é fundamental para garantir a proteção e os direitos das pessoas em situação de refúgio no Brasil. A atuação do colegiado é de extrema importância para a promoção da paz e da justiça social, contribuindo para a construção de um mundo mais justo e solidário. A sociedade civil e as autoridades competentes devem unir esforços para garantir a segurança e o bem-estar dos refugiados que buscam uma nova chance em terras brasileiras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo