Estudo internacional revela baixo desempenho de estudantes brasileiros em avaliação de alfabetização em 65 países

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública nesta terça-feira (13) para debater os desafios da alfabetização no Brasil. O encontro, solicitado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), teve início às 16 horas e reuniu especialistas, acadêmicos e representantes da sociedade civil para discutir a preocupante situação do país no que diz respeito à alfabetização.

Segundo dados do PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study), o Brasil apresentou um desempenho abaixo da média em uma avaliação internacional realizada em 2021, comparando-se a 65 países e regiões. De acordo com o deputado Ferreira, o Brasil ficou atrás de apenas quatro nações, evidenciando a urgência de investimentos e políticas públicas eficazes na área da educação.

A avaliação, conduzida pela IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement), apontou que os alunos brasileiros obtiveram uma média de 419 pontos, colocando o país em uma posição desfavorável em relação a nações como Singapura, Irlanda e Hong Kong, que registraram os melhores desempenhos.

O deputado ressaltou a importância de priorizar a alfabetização nas políticas educacionais, especialmente diante da situação desafiadora imposta pela pandemia de Covid-19 e o consequente fechamento das escolas. A queda no desempenho dos alunos brasileiros reflete os impactos negativos desse cenário e a necessidade de investimentos urgentes na qualidade do ensino básico.

Diante desse contexto preocupante, a Comissão de Educação se comprometeu a dar ênfase à alfabetização das crianças e ao ensino básico, reconhecendo a importância fundamental desse aspecto para o desenvolvimento educacional do país. A audiência pública serviu como um espaço de debate e reflexão sobre as medidas necessárias para superar os desafios existentes e garantir uma educação de qualidade para todos os brasileiros.

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