Ícone do site Pauta Capital

Evento discute ações de controle da doença meningocócica em Alagoas com participação da Secretaria de Saúde e técnicos do Ministério da Saúde

A Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas promove, nos dias 14 e 15 de agosto, um evento voltado para discutir ações de controle da doença meningocócica. O encontro contará com a participação de técnicos do Ministério da Saúde e dos municípios alagoanos, sendo realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

O evento é destinado aos representantes das secretarias municipais de Saúde e terá painéis abordando o cenário das meningites no estado, com foco na cidade de Maceió devido ao aumento de casos. A programação terá início às 8h30 do dia 14, com uma reunião entre gestores da Sesau, Secretaria Municipal de Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas, para discutir a situação da doença meningocócica.

Além disso, estão previstos painéis sobre os aspectos assistenciais e laboratoriais da doença, bem como uma capacitação para vigilância das meningites no segundo dia do evento. A iniciativa é resultado do esforço do secretário de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, que tem se dedicado ao combate da doença meningocócica, realizando reuniões estratégicas e articulações com o Ministério da Saúde.

Segundo o último Boletim Epidemiológico da Sesau, foram notificados 11 casos confirmados de doença meningocócica em Alagoas até a semana epidemiológica 31 de 2024, com sete óbitos. A Sesau tem atuado no processo de assistência aos pacientes através da Central Estadual de Regulação de Leitos e na capacitação dos profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento adequados da doença.

A secretária executiva de Vigilância em Saúde da Sesau, Thalyne Araújo, ressalta a importância do evento para a discussão de políticas públicas e a proteção da população contra a doença. A união de esforços entre o Estado, municípios e Ministério da Saúde é fundamental para enfrentar a ameaça da meningite com eficácia e garantir assistência adequada a todos os cidadãos.

Sair da versão mobile