Governo de Alagoas adquire 6,7 milhões de litros de leite da agricultura familiar, impulsionando a produção e garantindo preço justo.

O Governo de Alagoas, sob a gestão do Governador Paulo Dantas, tem investido na agricultura familiar e na pecuária leiteira, no intuito de incentivar a produção local e garantir o fornecimento de alimentos de qualidade para a população. Em 2024, foram adquiridos 6,7 milhões de litros de leite de 3,2 mil pequenos produtores da agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite.

Essas aquisições, que totalizaram quase R$ 24 milhões entre janeiro e julho, foram fundamentais para garantir o preço justo do leite e impulsionar a produção dos pequenos agricultores. O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, destacou a importância desse programa e o impacto positivo que ele tem tanto na economia local quanto na nutrição das famílias carentes.

Além do estímulo à produção local, o pagamento pontual feito pelo Governo do Estado tem sido fundamental para os produtores, representando a maior parte do faturamento dos pequenos produtores de leite. Com a segurança de receber o pagamento em dia, os agricultores se sentem motivados a produzir mais e a investir em suas atividades, contribuindo para o desenvolvimento da pecuária leiteira em Alagoas.

De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), mensalmente são adquiridos um milhão de litros de leite de vaca e cabra, destinados à alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade social. Essas ações têm contribuído para a expansão acelerada da pecuária leiteira no estado, que tem previsão de atingir 600 milhões de litros de leite produzidos em 2024.

Com o apoio do governo e os investimentos realizados, a produção de leite em Alagoas tem se destacado, gerando impactos positivos na economia local e garantindo o abastecimento de alimentos essenciais para a população. O Programa PAA Leite tem sido um aliado importante nesse processo de fortalecimento da agricultura familiar e no estímulo à produção leiteira no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo