Ministro das Relações Institucionais será convocado para explicar providências após denúncia da Coomigasp na Comissão de Desenvolvimento Regional.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, foi convidado a prestar esclarecimentos na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal. O convite foi feito pelo senador Zequinha Marinho, do Podemos do Pará, e foi aprovado pela comissão em reunião realizada nesta terça-feira.

O motivo do convite é uma carta-denúncia enviada pela Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), que levantou questões sobre as ações tomadas pelo governo em relação ao local. Zequinha Marinho explicou que Serra Pelada é um caso do passado, com a atividade de garimpo já encerrada, mas ressaltou a importância de compreender as medidas adotadas na época e os desdobramentos para resolver os problemas enfrentados pela comunidade local.

“Aqui não há mais objeto, Serra Pelada acabou. Só está lá um lugar estranho, com muita gente vivendo em situação bem difícil. Mas aqui temos que ouvir o governo para saber, à época, o que foi feito e quais os encaminhamentos tomados. Assim a gente resolve isso com a Coomigasp”, afirmou o senador.

Padilha será convidado a comparecer à Comissão de Desenvolvimento Regional para prestar esclarecimentos sobre as ações do governo em relação a Serra Pelada e apresentar os resultados das medidas adotadas. A expectativa é que o ministro forneça informações relevantes que possam ajudar a resolver os problemas enfrentados pela comunidade local.

A audiência com o ministro das Relações Institucionais promete ser um momento importante para esclarecer questões pendentes e buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos moradores de Serra Pelada. Os senadores aguardam as respostas do governo para melhor compreender o cenário da antiga área de garimpo e encontrar caminhos para auxiliar a população que lá reside.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo