Sesau promove evento em Alagoas para discutir ações de controle da doença meningocócica

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está promovendo um evento para discutir ações voltadas ao controle da doença meningocócica em Alagoas. O encontro, que acontece nos dias 14 e 15 de agosto, conta com a participação de técnicos do Ministério da Saúde e dos municípios alagoanos, e será realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

O objetivo do evento é debater políticas públicas voltadas para o combate da doença e buscar soluções para proteger a população alagoana e evitar mortes. Com a notificação de 11 casos confirmados de doença meningocócica em Alagoas até a semana epidemiológica 31, a Sesau reforça a importância de eventos como esse como forma de alinhar procedimentos e direcionamentos no enfrentamento da doença.

Durante o evento, serão abordados temas como o cenário das meningites no estado, com destaque para a cidade de Maceió, que registrou a maioria dos casos confirmados. A programação inclui painéis sobre os aspectos assistenciais e laboratoriais da doença, bem como uma capacitação para vigilância das meningites, com orientações para o controle da enfermidade.

A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde da Sesau, Thalyne Araújo, ressalta a importância da união entre o Estado, os municípios e o Ministério da Saúde para enfrentar a ameaça da doença meningocócica com efetividade e assegurar a assistência necessária a todos os pacientes. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destaca o compromisso do Governo de Alagoas em combater a doença e enfatiza a importância do esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde.

A Sesau tem prestado assistência técnica às gestões municipais, capacitando os profissionais sobre o manejo clínico e laboratorial da meningite. A população também é orientada a procurar atendimento médico ao apresentar sintomas como febre, mal-estar, vômitos, náuseas, dor de cabeça e rigidez na nuca. Com a colaboração de todos os envolvidos, espera-se que o evento contribua para o enfrentamento eficaz da doença meningocócica em Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo