Ícone do site Pauta Capital

Transporte aéreo impulsiona crescimento do setor de serviços em junho, segundo dados do IBGE divulgados no Rio de Janeiro.

O setor de serviços no Brasil apresentou um crescimento de 1,7% de maio para junho deste ano, sendo o transporte aéreo o segmento que mais contribuiu para esse aumento, registrando uma alta de 11,4%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (13), no Rio de Janeiro.

De acordo com o pesquisador do IBGE, Rodrigo Lobo, a queda no preço das passagens aéreas em junho teve um impacto significativo nesse crescimento do transporte aéreo. Além disso, outros segmentos como organização de eventos, programas de fidelidade de cartões e transporte dutoviário também contribuíram para o aumento de 1,7% no setor de serviços.

Com esse crescimento, o setor de serviços atingiu um patamar recorde em junho, sendo que as cinco atividades pesquisadas apresentaram alta. Destaque para os segmentos de transportes, informação e comunicação, profissionais, administrativos e complementares, outros serviços e serviços prestados às famílias.

O turismo também apresentou um crescimento de 3,4%, após um recuo de 0,4% em maio. O segmento está 7,7% acima do patamar pré-pandemia e 0,1% abaixo do ponto mais alto da série. O IBGE informou ainda que, a partir de setembro, passará a pesquisar o desempenho das atividades turísticas em mais cinco estados, somando-se aos 12 unidades da federação já analisadas atualmente.

Os estados do Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Mato Grosso se juntarão aos estados já pesquisados, com o objetivo de fornecer um panorama mais abrangente do setor de turismo no país. Essa ampliação na pesquisa proporcionará uma visão mais detalhada do desempenho das atividades relacionadas ao turismo em diferentes regiões do Brasil.

Sair da versão mobile