Blitz da Telefonia Móvel fiscaliza qualidade dos serviços 4G e 5G na Praça do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro

A praça do Museu do Amanhã, um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro, foi palco de uma blitz da telefonia móvel realizada hoje (14) pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo da ação foi analisar a qualidade dos serviços 4G e 5G prestados pelas operadoras de telefonia na região metropolitana do Rio.

Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a fiscalização foi intensificada devido aos altos índices de reclamações dos consumidores em relação à qualidade dos serviços prestados pelas operadoras. A blitz da telefonia móvel está ocorrendo nas regiões com maior incidência de queixas para garantir que as empresas cumpram com o prometido e ofereçam conectividade de qualidade para a população.

O secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, ressaltou a importância de avaliar a qualidade do sinal em cada região especificamente, a fim de identificar possíveis ajustes pontuais que possam melhorar a conectividade em áreas específicas. Após a análise, a Anatel elaborará um relatório a ser encaminhado às operadoras e ao ministério, que terão seis meses para implementar as melhorias propostas.

Essa ação faz parte do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel, o ConectaBR, que visa ampliar a cobertura, melhorar a qualidade do serviço e reduzir as desigualdades regionais no acesso à internet móvel. Com novos parâmetros de qualidade, as operadoras terão que garantir uma cobertura mínima de 95% e velocidades mais altas para os serviços de 4G e 5G.

Além da praça do Museu do Amanhã, a blitz da telefonia móvel passará por diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro, incluindo estádios, pontos turísticos, aeroportos e terminais de transporte público. A ação demonstra o compromisso do Ministério das Comunicações em garantir um serviço de qualidade para a população e em fiscalizar as operadoras para que cumpram com as expectativas dos consumidores.

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