Alagoas tem segunda menor taxa de desemprego do Nordeste no segundo trimestre, aponta IBGE, com 8,1% de desocupação

No último dia 15 de agosto de 2024, o estado de Alagoas se destacou ao registrar a segunda menor taxa de desemprego no Nordeste durante o segundo trimestre do ano, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua revelou que a taxa de desocupação no estado foi de 8,1%, ficando atrás apenas do Piauí, que atingiu 7,6%.

O levantamento apontou que Alagoas apresentou uma retração significativa na taxa de desemprego, passando de 9,9% no primeiro trimestre para 8,1% no segundo trimestre, uma diminuição de 1,8 ponto percentual. Em comparação com o segundo semestre de 2023, quando a taxa era de 9,7%, a queda foi de 1,6 ponto percentual.

Segundo os dados do IBGE, Alagoas se destacou também nacionalmente, registrando a quarta maior queda na taxa de desemprego do país no período considerado. Outros estados como Pernambuco e Bahia apresentaram as maiores taxas de desemprego na região Nordeste, com 11,5% e 11,1%, respectivamente.

A coordenadora de Pesquisas por Amostras de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy, ressaltou que a queda da taxa de desocupação foi observada em nível nacional, com 15 unidades da federação apresentando redução significativa no indicador. A população desocupada em Alagoas recuou de 135 mil para 113 mil pessoas no segundo trimestre, representando um aumento de 22 trabalhadores no mercado de trabalho.

O estado também registrou um aumento na população ocupada, com 1,27 milhão de trabalhadores no segundo trimestre, um acréscimo de 3,5% em relação ao primeiro trimestre do ano. Em números absolutos, o mercado de trabalho alagoano ganhou 43 mil novos trabalhadores.

O ranking da taxa de desemprego no Nordeste no segundo trimestre de 2024 mostrou Alagoas em uma posição favorável, com 8,1% de desocupação, evidenciando a melhoria do cenário econômico e do mercado de trabalho no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo