Sesau promove acolhimento de médicos intercambistas do Programa Mais Médicos em evento integrativo de saúde

Na última quinta-feira (15), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu um importante evento de acolhimento para 14 médicos intercambistas que integram o Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). Esses profissionais, que serão responsáveis por atender a população de municípios da II Macrorregião de Saúde de Alagoas, foram recebidos de forma calorosa e integrados com as gestões municipais beneficiadas.

Durante o evento, que faz parte da segunda etapa formativa do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAV) do PMMB, foram apresentados dados epidemiológicos e características da região, além das normas do programa e a cobertura de Atenção Primária nos municípios. A superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karine Omena, ressaltou a importância desse momento para os novos profissionais, destacando a integração entre os médicos e as gestões.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), médico intercambista é aquele que, independentemente da nacionalidade brasileira ou estrangeira, possui registro profissional no exterior. Para atuar no Programa Mais Médicos, esses profissionais devem seguir regras e procedimentos específicos relacionados à sua condição no país.

O MAAV dos médicos intercambistas é uma etapa obrigatória e parte da carga horária é realizada no Estado em que o profissional irá atuar. O evento tem duração de três dias, com o primeiro sendo presencial e os demais de forma virtual, totalizando 20 horas de participação.

O acolhimento dos profissionais aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca e contou com a presença de representantes da Sesau, das gestões municipais, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), da Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos, dos Ministérios da Saúde e da Educação, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Esse acolhimento foi fundamental para integrar os novos profissionais ao sistema de saúde e garantir que eles estejam preparados para atender às necessidades da população atendida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo