Variante 1b da mpox originária da África pode chegar à Europa, alerta Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças

O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) emitiu um comunicado nesta sexta-feira (16) informando sobre a possibilidade de novos casos importados da variante 1b da mpox, que está circulando na África, serem registrados na Europa nas próximas semanas. A Suécia já confirmou o primeiro caso de infecção pela variante no país.

Segundo o ECDC, em uma nova avaliação de risco, é considerado altamente provável que a Europa tenha novos casos importados da variante africana, porém a probabilidade de transmissão sustentada do vírus no continente é classificada como muito baixa, desde que medidas de controle sejam implementadas e os casos sejam diagnosticados rapidamente.

Devido ao intenso fluxo de viagens entre os países europeus e africanos, o ECDC recomenda que os Estados-membros da União Europeia forneçam orientações de viagem para indivíduos que estejam visitando ou retornando de áreas afetadas pela mpox na África. A entidade avalia a probabilidade de infecção nesses casos como alta.

Além disso, há um risco moderado na UE para contatos próximos de casos importados suspeitos ou confirmados de mpox. A diretora do ECDC, Pamela Rendi-Wagner, ressaltou a necessidade de preparação para mais casos importados da nova variante devido à rápida propagação do surto na África e às estreitas ligações entre os continentes europeu e africano.

Diante desse cenário, o ECDC elevou o nível de risco para a população em geral na União Europeia e para viajantes que vão para áreas afetadas. A entidade destaca a importância de estar preparado e de adotar medidas de controle para evitar a disseminação do vírus.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo