Impactos Econômicos da Pandemia da COVID-19 Podem Dificultar Implementação da Agenda 2030, Aponta Pesquisa da Fiocruz

A pandemia da covid-19 deixou pesadas consequências econômicas em sua esteira, afetando diretamente a implementação da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Uma pesquisa realizada pelo Instituto René Rachou, unidade da Fiocruz em Belo Horizonte, revelou que os efeitos da crise gerada pela pandemia estão dificultando o progresso em direção aos ODS.

O estudo analisou 43 indicadores relacionados às metas de saúde dos ODS em 185 países, projetando o desempenho deles entre 2021 e 2030 com base em previsões de crescimento econômico pré e pós-pandemia. Os pesquisadores constataram que países com renda mais baixa enfrentarão um retrocesso de aproximadamente 16% em seus indicadores, enquanto países de renda elevada terão uma queda menor, em torno de 3%.

A desigualdade nos resultados observada pelos pesquisadores revela o aprofundamento das disparidades econômicas pela pandemia. Na prática, países com economias mais fortes têm maior capacidade de se recuperar rapidamente de crises e se reestruturar em um curto espaço de tempo, agravando assim as disparidades globais.

O estudo resultou na publicação de um artigo científico na revista Plos One, que apontou a relação entre a crise econômica provocada pela pandemia e a desaceleração no avanço de indicadores de saúde. Doenças infecciosas são algumas das áreas mais afetadas, com previsão de desaceleração na implementação em países de diferentes níveis de renda.

A análise foi realizada a partir de um modelo econométrico que considerou indicadores como Produto Interno Bruto per capita, o índice de Gini e os investimentos em saúde de cada país. Os pesquisadores destacaram a importância da cooperação global para apoiar os sistemas de saúde em países de baixa renda, a fim de garantir um progresso equitativo e um futuro mais saudável para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo