Comparecimento de cerca de 1 milhão de pessoas no Concurso Público Nacional Unificado é destaque, com abstenção acima de 50%

No último domingo (18), a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, realizou um balanço preliminar do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), revelando que aproximadamente 1 milhão de candidatos participaram do certame. Com um total de 2,14 milhões inscritos, a taxa de abstenção ultrapassou os 50%.

Durante a análise dos dados, a ministra ressaltou que o Distrito Federal apresentou a menor taxa de abstenção, enquanto o Ceará foi o estado com o maior índice. Essas informações são preliminares e serão consolidadas e divulgadas pelo Ministério da Gestão no dia seguinte, 19 de setembro.

Esther destacou ainda que a taxa de abstenção ficou abaixo de concursos recentes, citando o exemplo do Banco Central. A média histórica de abstenção em certames desse porte gira em torno de 40%, chegando a alcançar 50% em concursos maiores.

As provas tiveram início às 9h e foram encerradas entre as 17h30 e 19h, a depender do bloco de conhecimentos escolhido pelo candidato e do atendimento especial para participantes com deficiência. O caderno de questões estará disponível para os candidatos às 20h do mesmo dia na página oficial do CNPU, com o gabarito oficial preliminar programado para ser divulgado na terça-feira, 20 de setembro. O resultado final do certame está previsto para o dia 20 de novembro.

Considerado a maior seleção de servidores da história, com mais de 2,1 milhões de inscritos, o CNPU foi realizado em 228 cidades em todo o país. Ao todo, são ofertadas 6.640 vagas em 21 órgãos federais, marcando a primeira vez que esse formato de seleção única é aplicado no preenchimento de postos de trabalho no governo federal.

Inicialmente previstas para o dia 5 de maio, as provas foram adiadas pelo governo federal devido às fortes chuvas que atingiram grande parte dos municípios gaúchos, afetando cerca de 95% das localidades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo