Alagoas alcança a maior redução da história da violência, revela relatório da SSP: queda de 9,27% nos crimes letais

Alagoas comemora a maior redução da violência da história, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado. Entre janeiro e julho deste ano, houve uma queda de 9,27% no número de crimes violentos letais intencionais em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, enfatizou o trabalho planejado no combate à criminalidade como sendo fundamental para esse resultado positivo. Os dados revelam que, no acumulado do ano, foram registrados 607 crimes violentos letais, o menor número da série histórica iniciada em 2012. Em comparação com 2012, a redução atingiu 54,8%, salvando 736 vidas.

No mês de julho, Alagoas registrou 56 crimes violentos letais intencionais, representando uma queda de 33,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este tipo de crime engloba homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial.

Na capital, Maceió, houve uma redução de 20% no número de crimes letais em julho, enquanto em Arapiraca, o maior município do interior do estado, o número de homicídios recuou 71,4% no mesmo período. O governador ressaltou o compromisso do Estado em continuar investindo na área de Segurança Pública para manter esses números em queda e proteger a sociedade.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou que os investimentos feitos pelo governo na pasta têm sido fundamentais para esses resultados positivos. Foram alocados R$ 512 milhões somente este ano, evidenciando a integração das polícias militar, civil, científica, Secretaria de Prevenção à Violência e outros parceiros.

Além da redução nos crimes violentos letais, foram apreendidas 109 armas de fogo em julho, com destaque para Maceió, que liderou as capturas, e feitas 282 apreensões de drogas. Houve também uma diminuição de 11,6% nos roubos a transeuntes e de 37,19% nos roubos de motocicletas no mesmo período.

A segurança pública em Alagoas tem se destacado pelo planejamento, investimentos e integração entre as forças policiais, resultando em um ambiente mais seguro e na redução da criminalidade no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo