Ícone do site Pauta Capital

Promotores de Justiça de Maceió, Penedo e Arapiraca elaboram planos de atuação para maior resolutividade das demandas da sociedade.

Promotores de Justiça que atuam na esfera cível nos municípios de Maceió, Penedo e Arapiraca participaram, nesta segunda-feira (19), de uma oficina de extrema importância para a elaboração dos planos de atuação dos órgãos nos quais desenvolvem suas atividades. Essa iniciativa tem como objetivo principal traçar estratégias e metodologias de atuação que possibilitem aos membros do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) lidar de forma mais eficaz e eficiente com as demandas da sociedade.

A construção dos planos de atuação está estabelecida na Resolução do Colégio de Procuradores de Justiça nº 26/2022, com a perspectiva de planejamento para um período de dois anos, contemplando objetivos finais e metas semestrais alinhadas com o Plano Estratégico do MPAL. O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, orienta que as promotorias de Justiça elaborem seus planos a partir de diagnósticos institucionais, desenvolvendo agendas estratégicas em conformidade com a matriz estratégica do Ministério Público.

A assessora de planejamento estratégico do MPAL, Stella Cavalcanti, ressalta a importância dos planos de atuação, enfatizando que suas diretrizes têm como base o cumprimento de metas que visam resolver as demandas da população, identificadas previamente pelo Ministério Público. Com a finalização das áreas das promotorias de Justiça cíveis e especializadas de Maceió, Penedo e Arapiraca, o MPAL terá os planos estratégicos prontos para serem disponibilizados à sociedade em setembro, beneficiando diversas áreas como saúde, educação, meio ambiente, consumo e patrimônio público.

A próxima etapa deste processo envolverá as procuradorias de Justiça, com a adesão às atividades disciplinadas pela Resolução CPJ nº 26/2022 sendo considerada no critério de resolutividade pelo Conselho Superior do Ministério Público. A Resolução do MP alagoano encontra respaldo na Recomendação da Corregedoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público nº 91/23, alinhada à nova metodologia de correição temática de fomento à resolutividade aplicada pela Corregedoria Nacional. Esta iniciativa demonstra o compromisso do Ministério Público de Alagoas em atuar de forma estratégica e eficiente para atender às necessidades da sociedade de forma mais eficaz.

Sair da versão mobile