Ícone do site Pauta Capital

Discussão no Hospital de Emergência do Agreste visa ampliar captação de órgãos para transplantes em Alagoas

Na tarde desta terça-feira, dia 20 de agosto de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu uma importante reunião no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, para discutir estratégias que visam aumentar a captação de órgãos para transplantes. O encontro contou com a presença de gestores da Sesau, representantes da Central de Transplantes de Alagoas, direção e técnicos do Hospital de Emergência do Agreste e membros da Defensoria Pública do Estado.

Durante a reunião, foram abordados temas como sensibilização e capacitação dos servidores, adequações na estrutura física da unidade hospitalar, alinhamento do fluxo de trabalho e conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos. A iniciativa busca ampliar o número de captações de órgãos para transplantes realizadas no HEA, a maior unidade hospitalar pública do interior de Alagoas.

A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, assistente social Daniela Ramos, destacou os avanços conquistados pelo Estado no campo das doações de órgãos, ressaltando que em 2023 foram realizadas sete doações, enquanto que até julho de 2024 já haviam sido realizadas 14 doações, representando um aumento de 100%. Ramos ressaltou a importância do trabalho integrado das equipes para alcançar esses resultados.

Além disso, os participantes discutiram os critérios para a doação de órgãos, destacando que, de acordo com a legislação brasileira, somente a família pode autorizar a doação, desde que haja um diagnóstico de morte encefálica. Para fortalecer as ações no HEA, o médico Lucas Santana, coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO), explicou que foi elaborado um plano estratégico para potencializar a captação de órgãos para transplantes na unidade.

Após a reunião, os participantes realizaram uma visita aos diversos setores do HEA, demonstrando o compromisso em avançar na captação de órgãos para transplantes em Alagoas e salvar vidas. A diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, Bárbara Albuquerque, enfatizou a importância dessas ações para reduzir a lista de espera por transplantes no estado, destacando a necessidade de continuar abrindo portas para salvar vidas.

Sair da versão mobile