Ícone do site Pauta Capital

Encontro promovido pela Sesau debate programas de suplementação de micronutrientes para profissionais de saúde em Alagoas

Na última terça-feira, dia 20 de agosto de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoveram o I Encontro de Atualização sobre os Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes. O evento foi realizado na sala invertida do Centro Universitário Cesmac, localizado no bairro Farol, em Maceió, e contou com a presença de profissionais de saúde e gestores atuantes na Atenção Primária dos 102 municípios alagoanos.

Durante o encontro, os participantes foram atualizados sobre as novas diretrizes e ações para prevenção e controle dos agravos nutricionais, por meio da suplementação de ferro e vitaminas na alimentação. Além disso, foram orientados sobre a estratégia NutriSUS, que visa fortalecer a alimentação infantil com micronutrientes em pó nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A assessora técnica de nutrição da Supervisão de Educação e Promoção da Saúde (SUEPS), Gilvânia Noia, destacou a importância do encontro para fortalecer os programas em nível estadual. Ela ressaltou que o objetivo é identificar e corrigir possíveis falhas no sistema de registro E-SUS, além de oferecer suporte aos municípios no fortalecimento dos programas de suplementação de vitamina A, ferro e ácido fólico.

Os Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes foram criados pelo Ministério da Saúde (MS) através da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005. O programa de Vitamina A tem como público-alvo crianças de 6 a 59 meses de idade, visando reduzir e controlar a hipovitaminose A. Já o programa de Ferro consiste na suplementação preventiva para crianças, gestantes e mulheres no pós-parto e pós-aborto.

Gilvânia Noia salientou a importância desses programas para combater as deficiências de micronutrientes e anemias existentes no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, e ressaltou a relevância da suplementação para a recuperação da saúde desses grupos populacionais.

O encontro foi uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimento e experiências entre os profissionais da saúde, visando aprimorar as práticas de suplementação de micronutrientes e promover a saúde da população alagoana. A Sesau e a Ufal seguem trabalhando em parceria para fortalecer os programas de saúde em todo o estado.

Sair da versão mobile