FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas antecede a COP de 2025 em Belém

Nos próximos dias 22 a 24, será realizado em Belém a quinta edição do FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas. O evento, que ocorre no campus Alcindo Cacela da Universidade da Amazônia (Unama), tem como objetivo principal promover debates sobre o futuro do jornalismo e seu impacto na sociedade brasileira.

O festival é gratuito, porém é necessário reservar ingressos através do Sympla. A programação contempla performances artísticas, rodas de conversa, mesas de debate com referências da comunicação, sessões de exibição audiovisual e oficinas técnicas. Entre os participantes confirmados estão personalidades como a professora Zélia Amador, Erisvan Guajajara e Nay Jinkss.

O evento visa também estimular o jornalismo independente e a comunicação popular como ferramentas para uma democracia plena. Além disso, destaca a importância da cultura, identidade e diferentes expressões artísticas no jornalismo. A ideia é promover o desenvolvimento de uma rede de mídias alternativas que favoreça discussões abrangentes sobre os principais temas do país e do continente, contribuindo para a proteção dos profissionais da imprensa independente.

Uma das novidades desta edição é o relançamento do livro “Griots e Tecnologias Digitais” e a apresentação dos trabalhos dos coletivos de comunicação de Pernambuco. O fundador e editor-chefe do site 1 Papo Reto, Rosenildo Ferreira, destaca que Belém é uma cidade conhecida por sua rica cena cultural, e espera que o festival seja um espaço de trocas e aprendizados entre os participantes.

Para mais informações e programação completa, basta acessar o site do evento. O Festival FALA! promete ser um momento relevante para o jornalismo brasileiro, com debates sobre jornalismo e cultura, destacando a diversidade como tema central. Este encontro de profissionais preta debaterá questões fundamentais do país e da comunicação, refletindo sobre o papel crucial que ambos desempenham na sociedade atual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo