Governo destina R$ 308,2 milhões para enfrentamento de calamidade pública na saúde do RS mediante MP 1253/24.

Na última quarta-feira, dia 20 de agosto de 2024, o governo federal anunciou a abertura de um crédito extraordinário no valor de R$ 308,2 milhões para auxiliar o estado do Rio Grande do Sul no enfrentamento do estado de calamidade pública na área da saúde. As enchentes que atingiram o estado trouxeram consequências graves, afetando inclusive unidades de saúde locais.

De acordo com a Medida Provisória 1253/24, os recursos serão destinados principalmente para a estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde, por meio de reforma e reconstrução de diversas unidades de saúde de média e alta complexidades. Além disso, parte do montante será utilizado na organização da Rede de Serviços de Atenção Primária à Saúde, com a mudança e restauração de várias Unidades Básicas de Saúde e a aquisição de equipamentos essenciais para o atendimento à população gaúcha.

A medida provisória, que foi informada pela Agência Senado, será analisada pela Comissão Mista de Orçamento, e posteriormente passará pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O objetivo é garantir que os recursos sejam aplicados de forma eficiente e transparente, buscando melhorar a infraestrutura e os serviços de saúde oferecidos à população atingida pela calamidade.

É importante ressaltar a importância do apoio do governo federal em situações emergenciais como esta, demonstrando preocupação e comprometimento com a saúde e bem-estar dos cidadãos. A expectativa é que a medida seja aprovada sem maiores contratempos, para que o auxílio financeiro chegue o mais rápido possível aos locais que mais necessitam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo