Ícone do site Pauta Capital

Parceria entre Sesau e Corpo de Bombeiros garante coleta de leite materno para bebês prematuros em Maceió

Parceria entre Sesau e Corpo de Bombeiros assegura coleta de leite materno

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) está realizando a coleta de leite materno doado para alimentar bebês prematuros internados na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), localizada em Maceió. Essa iniciativa tem sido fundamental para salvar a vida dos recém-nascidos assistidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI).

Todas as terças-feiras, a Sesau disponibiliza um veículo com motorista e o CBM/AL designa um militar para fazer a coleta do leite materno doado. O material é levado para a maternidade, onde passa por um processo de pasteurização para garantir a eliminação de microorganismos prejudiciais aos bebês prematuros. Após esse procedimento, metade do leite é oferecido para os recém-nascidos na maternidade, enquanto a outra metade pode ser devolvida para a mãe doadora, caso haja interesse.

A coordenadora do Programa Estadual de Saúde da Mulher, Diolyne Barros, ressalta a importância do leite materno para o desenvolvimento e crescimento saudável dos bebês, principalmente daqueles que estão fragilizados e não podem ser amamentados pela mãe. Ela destaca que a doação de leite materno é um ato de amor e solidariedade, que pode fazer a diferença na vida dessas crianças.

Mulheres interessadas em doar leite materno podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano da MESM pelos telefones fornecidos, onde serão orientadas sobre o processo de doação. Além da doação de leite, também é possível contribuir doando frascos de vidro para o armazenamento do leite materno.

Essa parceria entre a Sesau e o Corpo de Bombeiros tem sido fundamental para garantir a alimentação adequada dos bebês prematuros na Maternidade Escola Santa Mônica. A solidariedade e o cuidado com a saúde das crianças têm sido os pilares dessa iniciativa que tem salvado vidas e proporcionado um futuro mais saudável para esses recém-nascidos.

Sair da versão mobile