Ícone do site Pauta Capital

Polícia Militar de Alagoas atende mais de 53 mil ocorrências no primeiro semestre de 2024, aumento de 1.500 casos em relação a 2023.

A Polícia Militar de Alagoas registrou mais de 53 mil ocorrências atendidas no primeiro semestre de 2024, um aumento de 1.500 em relação ao mesmo período de 2023. Esse número consolida o 190 como um importante parceiro no combate ao crime em Alagoas.

Segundo dados fornecidos pelo setor de estatísticas e ciência aplicada da Instituição, de janeiro a junho de 2024, as viaturas da PM foram direcionadas cerca de 53.100 vezes para atendimentos. Isso representa um aumento no percentual de ocorrências atendidas em comparação com o mesmo período de 2023, sendo que os chamados recebidos pela PM-AL equivalem a 73% do total de ligações recebidas pelo número 190.

A perturbação do sossego alheio foi a tipicidade penal mais comum nas ligações realizadas pela população para o número 190, com mais de 11 mil ocorrências registradas nos seis primeiros meses do ano. Em segundo lugar, está a violência contra a mulher, com mais de 7.100 chamados, seguida pelo crime de ameaça, com 3.900 acionamentos. Juntos, esses três atos criminosos correspondem a 41% de todos os chamados recebidos pelo Ciosp.

O período noturno concentra o maior número de chamadas discadas para o 190, com mais de 21 mil ligações efetuadas nos seis primeiros meses de 2024. O aumento no percentual de chamadas atendidas é resultado da integração entre os servidores que fazem parte de cada fase do protocolo de recebimento das ocorrências, conforme destacou o chefe do Ciosp, major Fernando Alencar.

Os trotes telefônicos continuam sendo um desafio no atendimento das ligações realizadas pelo número 190, com cerca de 5.300 ligações com informações falsas registradas entre janeiro e junho de 2024. A gestão do Ciosp destaca a existência de um protocolo para tentar diminuir a quantidade de ligações falsas, principalmente feitas por crianças e adolescentes.

Os casos de violência contra a mulher possuem um protocolo de atendimento especial e têm prioridade na distribuição às viaturas. Em março deste ano, a Chefia de Políticas de Segurança à Mulher da SSP-AL promoveu uma capacitação para implementar um protocolo humanizado às vítimas de violência. A integração entre os setores e a eficiência no atendimento têm contribuído para o combate ao crime em Alagoas.

Sair da versão mobile