Taxa de desemprego em Alagoas atinge menor nível em 12 anos, segundo IBGE

Alagoas está comemorando a notícia de que a taxa de desemprego atingiu o menor nível em 12 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No segundo trimestre deste ano, o índice recuou para 8,1%, o melhor resultado da série histórica do órgão.

A pesquisa divulgada pela Pnad Contínua revelou que Alagoas conta atualmente com 1,27 milhão de pessoas no mercado de trabalho, sendo 585 mil atuando no setor privado. Esse avanço na taxa de desemprego é resultado dos investimentos realizados pelo Governo do Estado em diversas áreas, como segurança pública, infraestrutura e turismo, o que atraiu grandes empreendimentos e gerou mais oportunidades de emprego.

Em 2012, quando o IBGE começou a série histórica, a taxa de desocupação em Alagoas era de 11,3%, três pontos percentuais a mais do que a taxa atual. Durante a pandemia de Covid-19, no quarto trimestre de 2020, o desemprego chegou a atingir 20,4%, com 260 mil pessoas desocupadas. Atualmente, esse número caiu para 113 mil trabalhadores fora do mercado de trabalho.

No Nordeste, a taxa de desemprego de Alagoas no segundo trimestre deste ano foi a segunda menor da região, ficando atrás apenas do Piauí, que registrou 7,6%. Pernambuco e Bahia lideram o ranking com as maiores taxas de desemprego, com 11,5% e 11,1%, respectivamente.

Além disso, um estudo realizado pelo banco Santander apontou que o Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas deve crescer 3,4% neste ano, sendo o terceiro maior crescimento do país, atrás apenas de Roraima e Tocantins. Esse crescimento é impulsionado principalmente pelo setor de serviços, que indica tendência de expansão consistente em Alagoas.

Com todas essas informações positivas, Alagoas se destaca como um estado que tem investido em seu desenvolvimento econômico e na geração de empregos, consolidando-se como uma área em ascensão no cenário nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo