Ícone do site Pauta Capital

Governo de Alagoas alcança menor taxa de desemprego da história, com queda de 16,2% no número de desocupados no segundo trimestre.

O governo de Paulo Dantas, no estado de Alagoas, acaba de alcançar um feito histórico no combate ao desemprego. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado registrou a menor taxa de desemprego de sua história no segundo trimestre de 2024. A pesquisa apontou uma queda significativa, passando de 9,9% para 8,1%, representando uma retração de 1,8 ponto percentual.

Esse resultado reflete diretamente na população do estado, com a redução do número de desocupados de 135 mil para 113 mil, uma diminuição de 16,2%. Atualmente, Alagoas conta com 1,27 milhão de pessoas no mercado de trabalho, sendo 585 mil atuando no setor privado e as demais distribuídas em outros setores.

Os investimentos realizados pelo governo estadual em áreas como segurança pública, infraestrutura e turismo foram apontados como fatores determinantes para a geração de empregos e o consequente recuo no desemprego. O IBGE ressaltou que desde o início da série histórica, em 2012, o estado nunca alcançou uma taxa tão baixa de desocupação, que na época era de 11,3%.

Comparado a outros estados do Nordeste, Alagoas se destaca positivamente, ficando com a segunda menor taxa de desemprego, atrás apenas do Piauí. Além disso, um estudo do banco Santander revelou que o Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas deve apresentar um crescimento de 3,4% neste ano, posicionando o estado como o terceiro maior índice de crescimento do país.

Os setores de serviços foram apontados como os principais responsáveis por impulsionar a economia alagoana, com previsões de crescimento contínuo nos próximos anos. Diante desses resultados positivos, a perspectiva para o mercado de trabalho e a economia do estado é bastante promissora.

Sair da versão mobile