Ícone do site Pauta Capital

Projeto de Lei garante prioridade em exames periciais às mulheres vítimas de violência doméstica: entenda as mudanças propostas.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (21/08), o Projeto de Lei 1442/24, que visa garantir prioridade em exames periciais para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A proposta, que modifica a Lei Maria da Penha, foi relatada pela deputada Maria Arraes (Solidariedade-PE), que recomendou a aprovação do texto.

Segundo a relatora, a medida é de extrema importância, pois permite uma resposta rápida diante da violência sofrida, assegurando que a agressão seja documentada de forma adequada. A deputada ressaltou que a celeridade na realização das perícias pode ser determinante para a coleta de evidências e o sucesso das ações penais contra os agressores.

A autora do projeto, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), destacou a relevância da mudança e defendeu que a agilidade na realização dos exames periciais pode ser crucial para garantir justiça às mulheres vítimas de violência doméstica. A proposta agora seguirá tramitando nas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada pelo Senado para se tornar lei.

A tramitação do projeto seguirá o rito de caráter conclusivo, no qual as comissões responsáveis podem votar sem a necessidade de aprovação do Plenário. No entanto, caso haja decisões conflitantes entre as comissões ou recurso assinado por 52 deputados, a matéria precisará ser apreciada em Plenário. Para mais informações sobre o processo de tramitação de projetos de lei, acesse o link disponibilizado no texto.

Sair da versão mobile