Ícone do site Pauta Capital

Evento promovido pela Sesau e Ceppsal discute prevenção e posvenção do suicídio no Maceió Shopping nesta sexta-feira

O Comitê Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio de Alagoas (CEPPSAL), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promoverá nesta sexta-feira (23) uma série de Rodas de Conversa sobre a Prevenção e Posvenção do Suicídio. O evento, que é aberto ao público, acontecerá das 11h30 às 17h no térreo do Maceió Shopping, localizado no bairro de Mangabeiras, em frente às Lojas Renner.

A iniciativa tem como objetivo divulgar estratégias de prevenção e posvenção do suicídio, além de abordar o que fazer e o que não fazer para ajudar pessoas que apresentam pensamentos suicidas, com base em estudos científicos realizados por especialistas. A presidente do CEPPSAL, médica Delza Gitaí, ressalta a importância do evento voltado para a temática da saúde mental, buscando diminuir a ocorrência de casos de suicídio na sociedade alagoana.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a média de suicídios no Brasil é de 6,5 por cem mil habitantes, sendo que em Alagoas esse número é um pouco menor, chegando a 4,5 por cem mil habitantes. No entanto, a região Agreste do Estado apresenta índices preocupantes de incidência de suicídios e tentativas de suicídio, como é o caso de Arapiraca. Por essa razão, a discussão sobre o tema se faz necessária e urgente.

A programação do evento inclui apresentações musicais, rodas de conversa sobre políticas públicas para a prevenção do suicídio e abordagens específicas para populações mais vulneráveis, como negra, LGBTQI+ e idosa. Além disso, haverá uma apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas para encerrar o evento.

É importante ressaltar que pessoas com tendências suicidas podem buscar ajuda nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Centro de Valorização da Vida em Alagoas (CAVIDA). Em casos de emergência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o CBM/AL também podem ser acionados. A prevenção do suicídio é uma questão de saúde pública que requer ações efetivas e constantes para evitar tragédias e preservar vidas.

Sair da versão mobile