Ícone do site Pauta Capital

Gabaritos preliminares do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) divulgados pelo Ministério da Gestão em Serviços Públicos: veja as notas dos candidatos.

Os candidatos que participaram do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) já podem conferir os gabaritos preliminares das provas objetivas dos oito blocos temáticos. Os gabaritos foram divulgados na terça-feira (20) pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) no site do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

Com os gabaritos em mãos, os candidatos estão analisando seus acertos e calculando a nota parcial que conquistaram até o momento. É importante ressaltar que a pontuação final também levará em consideração as notas da prova discursiva e a avaliação de títulos acadêmicos.

Uma das regras do CPNU trata da eliminação de candidatos com baixo rendimento. No caso dos candidatos do bloco temático 8 (nível médio), a eliminação ocorre se o aproveitamento for inferior a 30% da pontuação nas provas objetivas. Já para os candidatos dos blocos temáticos de nível superior, a eliminação acontece se não pontuarem pelo menos 40% nas provas objetivas tanto de conhecimentos gerais quanto de conhecimentos específicos.

Os candidatos devem atentar para o peso ponderado das provas, que varia conforme o cargo escolhido. O cálculo da nota final da prova de conhecimentos específicos leva em consideração a soma dos acertos em cada eixo temático, multiplicado pelo peso atribuído a cada eixo.

A prova de redação é eliminatória e classificatória, com pontuação máxima de 100 pontos. Mesmo os candidatos que não forem eliminados na prova escrita podem não ter sua prova discursiva corrigida, pois o número de correções varia conforme o número de vagas imediatas.

O concurso nacional unificado também conta com um banco de candidatos em lista de espera, que oferece mais de 13,2 mil vagas para futuras convocações de aprovados. O objetivo é aumentar as chances dos candidatos aprovados no certame.

O cronograma do concurso prevê que as notas finais das provas objetivas e o resultado preliminar da prova discursiva serão divulgados em 8 de outubro. Já a divulgação do resultado final está marcada para 21 de novembro, com as convocações para posse e cursos de formação previstas para janeiro do próximo ano.

Sair da versão mobile