Estudantes da rede estadual brilham nas olimpíadas de física e ciências, concorrendo a bolsas de iniciação científica. Alagoas se destaca no cenário nacional.

No dia 23 de agosto de 2024, estudantes da rede estadual de Alagoas participaram das provas das Olimpíadas Brasileiras de Física e Ciências, duas das competições mais acirradas do país. A participação dos alunos nesses eventos pode render a eles a oportunidade de concorrer a bolsas de iniciação científica, oferecendo um incentivo extra para se destacarem academicamente.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) contou com a participação de mais de 20 mil estudantes da rede pública alagoana, sendo que a maioria significativa, 17.592 alunos e 85 escolas, pertence à rede estadual. Esse número representa 86% dos alunos inscritos e 83,3% das unidades de ensino participantes da olimpíada. Alagoas registrou um recorde de inscrições na edição de 2024 da OBFEP, com 20.398 estudantes oriundos de escolas estaduais, municipais e federais. O estado se destaca como o quinto com o maior número de alunos e escolas inscritas em todo o Brasil.

A Escola Estadual Afrânio Lages, no Cepa, teve a participação de 180 alunos na OBFEP, que contou com o engajamento tanto dos estudantes quanto dos professores. A avaliação dos conteúdos estimula o aprendizado dos alunos e os prepara para futuras avaliações, como o Enem e concursos públicos.

Já a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) abrange diversas áreas do conhecimento, como astronomia, biologia, física, história e química. A primeira fase das provas ocorreu entre os dias 15 e 17 de agosto em todo o Brasil, com a Escola Estadual Professor Edmilson Pontes, em Maceió, contando com a participação de 77 estudantes. O envolvimento dos alunos nesse tipo de iniciativa é visto como uma oportunidade para ampliar os horizontes acadêmicos e abrir portas para premiações, bolsas de estudo e ingresso em universidades renomadas.

O resultado da primeira fase da ONC será divulgado no dia 30 de agosto, com a segunda fase das provas prevista para os dias 12 e 13 de setembro. O engajamento dos estudantes da rede estadual de Alagoas nessas olimpíadas evidencia o esforço e a dedicação em busca de novos desafios e oportunidades na área científica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo