Entidades da sociedade civil debatem transição energética e justiça climática durante Encontro Preparatório da Cúpula Social do G20 no Rio de Janeiro.

Durante esta semana, entidades da sociedade civil se reuniram no Rio de Janeiro para discutir temas urgentes relacionados à transição energética e à justiça climática. O Encontro Preparatório da Cúpula Social do G20 foi palco para a elaboração de propostas que serão apresentadas aos países membros do G20 em novembro.

Dentre as organizações que participaram das discussões, destacam-se o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Instituto Clima e Sociedade, Sindipetro-RS, Grupo Carta de Belém, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Central Única das Favelas (Cufa) e Federação Única dos Petroleiros (FUP).

As propostas iniciais elaboradas durante o encontro serão disponibilizadas na plataforma Brasil Participativo, onde qualquer indivíduo poderá se registrar e contribuir com sugestões. O documento final resultante dessas colaborações será encaminhado à Cúpula Social do G20, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de novembro.

Um dos principais pontos abordados pelas entidades foi a importância de se integrar a sustentabilidade com a justiça social, a proteção ambiental e a participação ativa das comunidades locais. Dessa forma, buscam influenciar a agenda global do G20 para uma governança mais inclusiva e resiliente, considerando a necessidade de incorporar as questões sociais e ambientais nas políticas de descarbonização da economia.

Entre as propostas apresentadas destacam-se a defesa de que a natureza não seja financeirizada, a criação de um sistema nacional de dados ambientais, a promoção do acesso universal à energia limpa, a proteção da biodiversidade costeira, a participação social na transição energética e a transição agroecológica para proteção florestal e demarcação de territórios indígenas.

É evidente que as entidades presentes no Encontro Preparatório da Cúpula Social do G20 estão comprometidas em buscar soluções e propostas concretas para enfrentar os desafios relacionados à transição energética e à justiça climática, exercendo um papel fundamental na busca por um futuro mais sustentável e equitativo para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo