Ícone do site Pauta Capital

Encceja 2024: Mais de 895 mil inscritos realizam provas para certificação do ensino médio e fundamental neste domingo

Neste domingo (25), estudantes de todo o Brasil participam das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024. Com um total de 895.512 inscritos, sendo 754.267 em busca da certificação para o ensino médio e 141.245 para o ensino fundamental, o exame é uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram a educação básica na idade apropriada.

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2002, o Encceja avalia o conhecimento e as habilidades dos estudantes, tendo como objetivo fornecer o certificado de conclusão de ensino. A participação no exame é voluntária e gratuita, com provas aplicadas em dois turnos: pela manhã, das 9h às 13h, e à tarde, das 15h30 às 20h30.

Os resultados do Encceja são fundamentais para as secretarias de Educação e institutos federais certificarem os participantes, além de servirem como referência nacional para a avaliação de jovens e adultos. O exame também contribui para a implementação de políticas educacionais e o desenvolvimento de estudos sobre o sistema educacional brasileiro.

Além do Encceja, o Inep também realiza as provas da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2. Com o objetivo de avaliar as habilidades necessárias para o exercício profissional compatível com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), as provas são aplicadas em nove cidades brasileiras.

Assim como no Encceja, o acesso aos locais de prova do Revalida foi liberado em dois períodos, com provas objetivas e discursivas abordando as cinco grandes áreas da medicina. A participação na segunda etapa do exame depende da aprovação na primeira, de acordo com o Inep.

Sair da versão mobile