Câmara dos Deputados analisa projeto que aumenta pena de feminicídio para até 40 anos em sessão deliberativa plenária.

Na noite desta segunda-feira, a Câmara dos Deputados deu início à Ordem do Dia, com a análise de um requerimento de urgência para o Projeto de Lei 4266/23, do Senado. Este projeto tem como principal objetivo aumentar a pena para casos de feminicídio, além de incluir outras situações consideradas agravantes da pena.

A proposta, que está sendo discutida em sessão deliberativa do Plenário da Câmara, foi apresentada pela deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), por meio de um substitutivo da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Segundo este substitutivo, o feminicídio deixaria de ser considerado um tipo de homicídio qualificado e passaria a ser enquadrado em um artigo específico no Código Penal. Além disso, a pena para este crime aumentaria de 12 a 30 anos para 20 a 40 anos de reclusão.

Dentre as novas situações que poderiam levar ao aumento da pena, estão o assassinato da mãe ou da mulher responsável por pessoa com deficiência. Este projeto visa endurecer as punições para crimes de gênero, buscando assim coibir e prevenir casos de violência contra as mulheres.

A sessão ao vivo, que pode ser acompanhada através do link fornecido, continuará a discutir e votar este e outros projetos relacionados. Mais informações sobre o andamento desta sessão serão divulgadas em instantes, mantendo a população informada sobre as decisões tomadas no âmbito legislativo. A reportagem sobre este tema está a cargo de Eduardo Piovesan, com a edição de Geórgia Moraes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo