Ícone do site Pauta Capital

Cria e Sesau promovem capacitação de servidores visando selo de qualidade IHAC para maternidades em Alagoas

Na tarde desta segunda-feira, dia 26 de agosto de 2024, a Secretaria da Primeira Infância (Cria) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde, deram início a uma importante capacitação para os servidores das maternidades de Alagoas. A iniciativa tem como principal objetivo a obtenção do selo de qualidade da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

O evento, que contou com a participação de 30 profissionais de saúde, teve início na Escola de Governo do Estado e seguirá até a próxima sexta-feira. A formação de avaliadores para a IHAC é uma ação estratégica para expandir a iniciativa em Alagoas, capacitando novos profissionais que poderão certificar maternidades e hospitais como “Amigo da Criança”.

A formação envolve profissionais de saúde de diversas regiões do estado, inclusive de outros estados como a Paraíba. A secretária da Primeira Infância, Caroline Leite, ressaltou a importância da capacitação, especialmente durante o Agosto Dourado, mês dedicado ao aleitamento materno. Ela destacou que a formação garantirá boas práticas nas maternidades de Alagoas e reforçou o compromisso do governo estadual com a saúde da primeira infância.

Além da capacitação dos avaliadores, a semana será marcada por uma série de eventos e ações em diversas unidades de saúde, com a presença de representantes do Ministério da Saúde. Eles realizarão visitas de pré-avaliação em hospitais do estado, verificando o cumprimento dos critérios estabelecidos pela IHAC, como os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança é um selo de qualidade conferido aos hospitais que cumprem os requisitos estabelecidos pelo Unicef e pela OMS. Além dos passos para o sucesso do aleitamento materno, os hospitais também devem garantir um cuidado respeitoso e humanizado às mulheres durante o pré-parto, parto e pós-parto, além de atender outros critérios estabelecidos pela norma brasileira.

Dessa forma, a capacitação dos servidores das maternidades de Alagoas é um passo importante para garantir a qualidade na saúde da primeira infância e reforçar o compromisso do estado com a promoção e proteção da saúde materno-infantil.

Sair da versão mobile