Interferência de radiofrequência causa cancelamentos e atrasos de voos em Guarulhos, Anatel investiga fonte do sinal interferente.

Na manhã desta quinta-feira (29), o Aeroporto Internacional de Guarulhos enfrentou sérios problemas em seu sistema de navegação, o que resultou no cancelamento de voos e em diversos atrasos. Segundo informações fornecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o transtorno foi causado por uma interferência de sinais de radiofrequência, o que afetou o sistema de navegação GPS/GNSS do aeroporto.

Representantes da Anatel estiveram no local para verificar a situação e constataram a presença desses sinais interferentes, que prejudicaram as operações aéreas em Guarulhos. A agência ressalta que a transmissão de radiofrequências sem autorização é considerada um crime federal.

A fonte do sinal interferente foi identificada como vinda do centro da cidade de Guarulhos, mas antes que pudesse ser localizada, o sinal deixou de ser detectado, dificultando a ação da Anatel. No entanto, o órgão afirmou que está monitorando a região para interromper a fonte interferente de forma permanente, caso o problema se repita.

A Gru Airport, concessionária responsável pelo aeroporto, explicou que a falha no sistema de navegação específico para aeronaves causou atrasos nas decolagens, afetando as operações das companhias aéreas Gol, Latam e Azul.

Por sua vez, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), informou que a instabilidade na recepção do sinal de GPS afetou os Sistemas Globais de Navegação por Satélite das aeronaves que operavam em Guarulhos. Apesar do problema, as operações aéreas na região foram normalizadas.

A FAB está colaborando com a concessionária do aeroporto para investigar as causas do incidente. Uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) foi acionada para verificar a radiomonitoragem no entorno do aeródromo e ajudar a esclarecer o que causou a interferência nos sinais de GPS.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo