Ícone do site Pauta Capital

Projeto de lei do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria será analisado pelo Plenário do Senado, permitindo subdivisões físicas.

O projeto de lei que visa permitir a organização do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria em subdivisões físicas, como volumes, seções ou tomos, está pronto para ser analisado pelo Plenário do Senado. Conhecido também como Livro de Aço, esta obra é abrigada no Panteão da Pátria, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Criado em 1992, o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria tem como objetivo reunir os nomes daqueles que foram protagonistas da liberdade e da democracia, que se dedicaram de alguma maneira ao país em diferentes momentos da história. Vale ressaltar que a inclusão de um novo personagem neste livro depende da aprovação de uma lei pelo Congresso.

A relatora do projeto na Comissão de Educação e Cultura (CE), a senadora Professora Dorinha Seabra (União–TO), explicou que a proposta de adotar subdivisões não irá interferir nos critérios de inclusão de personalidades no livro, mas irá aprimorar a maneira como os nomes serão apresentados, preservados e organizados. Essa medida visa facilitar o acesso e a consulta dos nomes que fazem parte deste importante registro histórico.

Com essa nova organização proposta pelo PL 4.746/2023, fica evidente a importância de preservar a memória dos Heróis e Heroínas da Pátria, reconhecendo e valorizando aqueles que contribuíram para a construção e consolidação da democracia no Brasil. Portanto, espera-se que o Plenário do Senado analise e aprove este projeto que visa enriquecer ainda mais o Livro de Aço, mantendo viva a memória daqueles que lutaram em prol da liberdade e do desenvolvimento do nosso país.

Sair da versão mobile