Comissão de Agricultura e Reforma Agrária aprova título de Capital Nacional da Castanha de Caju para Pacajus, no Ceará.

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal aprovou o projeto de lei de autoria do senador Eduardo Girão (Novo-CE) que concede ao município de Pacajus, no estado do Ceará, o título de Capital Nacional da Castanha de Caju. A relatora do projeto, senadora Jussara Lima (PSD-PI), deu parecer favorável à proposta, que agora segue para análise na Câmara dos Deputados.

Segundo Girão, Pacajus se destaca pela sua significativa contribuição à indústria da castanha de caju. O senador enfatizou o papel da Embrapa no aumento da produtividade da região e afirmou que a designação do título irá fortalecer a posição de Pacajus e do Ceará como líderes na produção desse importante produto, atraindo investimentos e impulsionando o desenvolvimento local.

A senadora Jussara Lima também ressaltou a importância do Ceará como o principal produtor de castanha de caju do país, sendo responsável por mais da metade da produção nacional. De acordo com dados da Conab e do IBGE, a produção de castanha de caju com casca no Brasil deverá ter um aumento de 13,6% em 2024 em relação ao ano anterior.

Para a relatora, é fundamental reconhecer a relevância do estado do Ceará como principal produtor de castanha de caju, assim como o papel pioneiro de Pacajus no processamento desse produto. A reunião da CRA que deliberou sobre o projeto foi presidida pelo senador Alan Rick (União-AC).

O reconhecimento de Pacajus como Capital Nacional da Castanha de Caju representa uma valorização do setor agrícola da região e uma oportunidade de fomentar ainda mais a economia local, atraindo investimentos e fortalecendo a cadeia produtiva do caju. Agora, cabe à Câmara dos Deputados analisar a proposta e, caso aprovada, confirmar oficialmente o título ao município cearense.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo