Proposta de Lei quer regulamentar a supervisão médica na divulgação de procedimentos em meios de comunicação e internet.

Na última terça-feira, dia 4 de setembro de 2024, um importante Projeto de Lei foi apresentado na Câmara dos Deputados. Trata-se do PL 2167/24, de autoria do deputado Duda Ramos (MDB-RR), que visa tornar obrigatória a supervisão de um médico na produção e divulgação de procedimentos médicos em meios de comunicação, incluindo a internet. Tal proposta vem com o intuito de garantir a veracidade e qualidade das informações relacionadas à saúde que chegam ao público.

De acordo com o texto do projeto, será exigido que todo conteúdo relacionado a procedimentos médicos mencione o nome completo do médico supervisor, seu número de registro no Conselho Regional de Medicina e, quando aplicável, o registro da especialidade. Além disso, os meios de comunicação serão responsáveis por adotar medidas para evitar a veiculação de conteúdos que não estejam de acordo com essas regras.

O deputado Duda Ramos justifica a necessidade dessa supervisão médica, alertando para os riscos de informações inverídicas ou imprecisas na área da saúde. Ele ressalta que tais informações podem mascarar sintomas importantes, dificultando diagnósticos precoces e comprometendo tratamentos eficazes.

A proposta será submetida à análise das comissões de Saúde, Comunicação e Constituição e Justiça e de Cidadania, seguindo um rito de tramitação que dispensa a deliberação do Plenário. Para que o PL se torne lei, é necessário que seja aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado.

Com potencial de impactar diretamente a forma como a informação sobre saúde é veiculada na mídia, o PL 2167/24 se apresenta como um importante instrumento para assegurar a qualidade e veracidade das práticas e procedimentos médicos divulgados nos meios de comunicação. A sociedade aguarda ansiosamente pelo desdobramento desse projeto de lei e pelos benefícios que ele pode trazer para a promoção da saúde e bem-estar de todos os cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo